domingo, 4 de outubro de 2020

Compota de pimento vermelho


 


Olá, hoje trago uma receita bem a saber a Outono, motivada pela vontade de voltar a saborear uma compota de pimentos que tinha provado num restaurante. Fiz a receita na Bimby mas podem adaptar a qualquer outro robô ou mesmo num tacho normal. Aqui vai, é excelente para combinar com pão ou tostas e um belo queijo. Deliciem-se!

Ingredientes (para aproximadamente 4 frascos de 150g cada):

750 g pimento vermelho

2 maçãs

1 casca de limão

1 malagueta fresca sem sementes

100 mL vinagre de sidra branco

550 g Açúcar (usei amarelo, mas pode ser branco)

 

No robô:

Colocar no copo os pimentos cortados ao meio depois de lhes ter retirado as sementes e as partes esbranquiçadas. Adicionar a maçã com casca em pedaços, o limão, a malagueta e o vinagre.

Triturar durante 6 segundos, velocidade 10.

Adicionar o açúcar. Colocar o cesto por cima dos ingredientes (para evitar salpicos), e depois a tampa e o copo medida.

Cozinhar 40 minutos, Varoma, velocidade colher.

Colocar em frascos esterilizados e pasteurizar.

 

No tacho:

Picar previamente o pimento, a maçã e a casca de limão (na picadora, varinha mágica ou cortar em pedaços de cerca de 1 cm)

Adicionar o açúcar e levar ao lume (brando), cerca de uma hora. Passar para os frascos.

 



Sobre como esterilizar e pasteurizar:

Esta pode ser a parte mais desafiante, mas calma, parece difícil mas não é! Aqui vão as dicas da “Colher com Coroa”:

Numa panela, coloquem os frascos que pretender esterilizar e encham cada um com água. Utilizem um pano da louça para preencher os espaços entre os frascos, de modo a não baterem uns nos outros e não riscarem a panela. Coloquem as tampas também dentro da panela e preencham com agua até cobrir totalmente todos os frascos. Levar a ferver e assim que começar a borbulhar com vigor, deixar ferver 10 minutos. Após esse tempo, retirar tudo com uma pinça ou outro acessório (não tocar para não se queimarem nem contaminar os frascos). Colocar sobre um pano seco e limpo, as tampas viradas para cima e os frascos e com a abertura para cima. Deixar secar completamente. Assim que necessitem, encher os frascos com a compota. Fechar bem. Este passo é importante, devem colocar a tampa e fazer força para baixo e rodar para a direita até ouvirem um estalo. Só então devem rodar para a esquerda e apertar bem. 

Colocar os frascos cheios e bem fechados na panela (podem usar a mesma água e manter a ajuda do pano) e levar a ferver 10 minutos para pasteurizar as vossas compotas. Ao fim deste tempo, retirar os frascos e deixá-los 24h virados com a tampa para baixo. Após esse tempo armazenar em local seco e fresco (não é necessário colocar no frigorífico) e assim as compotas aguentam 4 a 5 anos antes de abrir. Depois de abrir, armazenar no frigorífico. Para aumentar a longevidade, colocar dentro do frasco película aderente junto à superfície da compota e depois fechar normalmente com a tampa.


 Estas são as dicas de sucesso!

Boas compotas e bem-vindo Outono!

Sem comentários:

Enviar um comentário