terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Aspiradores Robot

Olá!

Hoje trago-vos aqui um resumo de uma pesquisa na minha busca por um aspirador robot.
Existem actualmente no mercado enumeras opções, para todos os gostos e carteiras, e que as vezes até nos deixam um tanto confusos.
Senti nesta procura pelo equipamento que mais satisfizesse os meus requisitos, que o mais importante é decidir no início as funções que pretendem, essencialmente se queremos: só aspiração, mapeamento, função mopa e/ ou esvaziamento automático de depósito. No geral concluí que havia de forma mais alargada, oferta de 3 grandes marcas: iRobot (pioneira e especialista nesta área), Rowenta e Xiaomi.
No meu caso queria que o equipamento aspirasse, tivesse a função mopa e capacidade de mapeamento da casa.
A iRobot não tem até à data nenhum equipamento que tivesse todas estas funções simultaneamente. Mas é a marca que demonstra maior robustez e de longe a mais eficaz. Contrapartida: o preço. Contudo existem frequentem promoções pelo que se conseguem comprar de forma muito razoável e mesmo o modelo mais básico é excelente na sua função de aspiração.
A Rowenta apresenta opções muito interessantes. Tem o modelos mais baixos, designados “XS”, ótimos para limpar debaixo de móveis, por exemplo. Oferece diversas combinações de funções mas a desvantagem reside nos preços elevados, que muitas vezes se equiparam aos da marca pioneira, contudo não mostrando no geral a mesma eficiência. Ainda assim, tÊm uma performance excelente e são opção se o preço não for limitativo.
A Xiaomi oferecia a melhor oferta em qualidade/preço. A marca vende 3 modelos, todos com função mopa.
O mais básico (sem mapeamento), os restante dois já incluem mapeamento e o modelo mais caro destaca-se pela sua maior autonomia e precisão de leitura do espaço.
No meu caso o modelo intermédio foi o escolhido. Tive alguma dificuldade inicial para conseguir fazer o mapeamento da casa toda. Resolvi ao remover obstáculos, uma vez que no primeiro reconhecimento da casa para efectuar o mapeamento, o processo tem de ser feito de uma só vez sem qualquer interrupção. O segredo foi remover temporariamente a escova lateral para evitar embates em obstáculos. No final, com o mapeamento feito o aspirador já detecta os mesmos e consegue contorná-los para efectuar a limpeza.
Estou muito satisfeita: excelente robustez, óptima capacidade de sucção, função mopa muito satisfatória. Design elegante e os diferentes modos, incluindo turbo e silencioso, são excelentes para adaptar a cada situação.
Deixo de seguida o link para alguns modelos que achei mais interessantes das 3 marcas referidas:
 
Não sei se ainda vai a tempo, mas aqui têm uma excelente opção para um presente de natal ou quem sabe, uma resolução de ano novo!
Boas festas!

 






sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Bricolages - Tratamento de deck

Olá!

Hoje trago aqui uma partilha de um trabalho de bricolage e algumas dicas para este tipo de tarefas.

Tenho em casa uma varanda de deck que exige uma manutenção anual. Na realidade costumo realizar apenas de 2 em 2 anos, mas não tem corrido mal.

Começo por lavar bem o deck no dia anterior e deixar secar.

No dia seguinte aplico uma demão do produto de reparação de decks. Ficaria melhor com duas, mas o tempo escassa sempre. E acho que assim já fica satisfatório. Mas se conseguirem, ficará melhor, claro!

Este ano usei este produto:

link para o produto



Este é mais barato do que o que usei na vez anterior, que era este:


Considero que os resultados foram semelhantes. O facto de este ano ter escolhido um tom mais escuro (Nogueira em vez de Teca) foi vantajoso porque cobriu melhor algumas zonas mais descoloradas e imperfeições. Também o produto que usei este ano é "mate" e o anterior tinha brilho. Confesso que não notei diferenças, por isso não foi relevante não ter encontrado este produto mais barato na versão brilhante.

Em anos anterior usei este produto da marca da loja:

Na minha opinião, apesar de ser mais barato, não rende tanto e acaba por ficar pouco mais económico. No caso particular da minha varanda, que tem muita exposição solar e à chuva, este produto não mostrou ter um efeito tão duradouro, pelo que achamos que valia a pena o investimento num produto melhor, como os que mostrei acima.

Contudo, para varandas com menor exposição aos fenómenos climatéricos, como é por exemplo o caso de alguns vizinhos aqui no prédio em que as varandas têm maior área coberta, este produto foi o que lhes recomendei, pela minha experiência, e sei que nesses casos funcionou bem, sendo a solução mais lógica em termos de qualidade/preço.

Quanto à quantidade gasta, as informações da embalagem são uma boa estimativa dos litros gastos por m2.

Todos os produtos estão disponíveis nas lojas "Leroy Merlin".

Espero que esta partilha seja útil e vos encoraje aí em casa a realizar estas tarefas, que nos cansam mas que nos relaxam ao mesmo tempo. No final, ficamos certamente orgulhosos do nosso trabalho. Boas bricolages!

Deixo ainda aqui algumas fotos do antes, durante e depois do tratamento.