domingo, 29 de novembro de 2020

Etiquetas de Natal

Olá,

Hoje deixo uma ideia  de poupança e originalidade para fazerem as vossas etiquetas para os presentes de Natal.

Usei o papel que vem no interior de alguns rolos de papel de embrulho. Este papel tem imensa qualidade e é apenas usado para a base do rolo.

Com uma folha de papel A4 de impressão, delineei no papel as margens e cortei essa medida de modo a ser possível imprimir numa impressora convencional em A4.

Depois de imprimir, é só cortar as etiquetas e com um furador fazer as argolas onde colocar as fitas ou cordéis que tenham aí por casa.

E já cá temos umas etiquetas originais, fáceis de fazer, muito económicas, para poderem decorar os vossos presentes. 

Claro que podem usar outros papeis que gostem, a base para imprimir é versátil e combina com imensos papeis e fitas!

O modelo para imprimir (em dois tamanhos de etiquetas) está disponível no link abaixo:

Etiquetas Natal

Feliz Natal!




sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Feijoada Vegan




Olá! Hoje trago uma receita de outono / inverno, já a condizer com o tempo frio. E desta vez uma alternativa sem carne mas tão saborosa como a versão original. Experimentem e comprovem como fica tão semelhante, mas numa versão mais ligeira e apta para adeptos de cozinha vegan.

Ingredientes:

1 cebola

3. ch sopa azeite

2 dentes de alho

1 couve coração ou penca média

2 cenouras grandes

1 frasco de feijão vermelho

8 cogumelos

sal, piri-piri e cominhos, q.b

Comece por refogar a cebola e o alho picados no azeite. Quando estiver dourado, salteie os cogumelos. Deixe alourar 3 minutos e acrescente as cenouras em finas rodelas ou meias luas e a couve cegada.

Depois dos legumes reduzirem bastante o volume, acrescente o feijão com a água de conserva e tempere com o sal, piri-piri e bastantes cominhos. Deixe cozinhar até tudo estar na textura que mais gostar. Acrescentar água aos poucos consoante as necessidades.

Servir com um belo arroz branco ou de açafrão.

 

Simples não é?

As dicas:

  •  Podem claro, demolhar e cozer previamente o feijão em casa. Aqui economizarão dinheiro mas gastam mais tempo.
  • Podem substituir o frasco de feijão por uma lata, para aumentar a quantidade e aí usem 3 cenouras, uma couve grande e 10 cogumelos.
  • Podem congelar e guardar assim para mais tarde. Fica igualmente bem.
  •  Se quiserem podem também acrescentar uma chouriça de colorau (obviamente a receita deixa de ser vegan, mas é apta para os demais como eu que gostam de refeições vegan / vegetarianas não o sendo exclusivamente) ou uma chouriça vegetariana. Mas confesso que habitualmente não coloco e satisfaz imenso.

Bom apetite!

 

 

 

 




segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Maionese sem falhas


 

 Olá,

Hoje partilho a minha infalível e fácil receita de maionese caseira. O segredo está em cumprir os dois truques, de resto, nunca falha! aqui vai:

Ingredientes:

1 ovo M ou L

 200 mL de gordura (150 óleo + 50 mL azeite)

2 colher chá de mostrada

4 gotas de vinagre

sal e pimenta a gosto 


Num copo onde caiba a varinha mágica, coloque todos os ingredientes, começando pela gordura se o copo for também o medidor. O segredo número 1 é:  ovo estar à temperatura ambiente. Não compensa o risco de tentar com o ovo frio, vai destalhar quase de certeza! Se não tiver o ovo à temperatura ambiente, pode abrir e até juntar aos restantes ingredientes, não pode é seguir com a receita. Espere até tudo estar ao natural.

De seguida coloque a varinha mágica no copo e encoste ao fundo do mesmo. Ligue a varinha na velocidade máxima e não a levante até a quase totalidade da maionese estar formada (este é o segundo segredo). Nesse momento pode levantar e misturar a pequena parte os ingredientes que ainda não estiverem envolvidos.  Et voilá!, vai ter a maionese perfeita! Depois pode acertar todos os temperos, até juntar ervas ou alho secos, é só dar asas à imaginação e acompanhar com o que mais goste. Há anos que faço a minha própria maionese, nunca mais comprei! Vai adorar!

Quanto à gordura, eu gosto desta mistura óleo/azeite, mas podem fazer só com óleo, só com azeite ou noutra proporção que gostem, apenas alerto para que quanto mais azeite usar, mais intenso será o sabor.

Eu gosto de servir fria, acho que o sabor fica menos intenso, por isso depois de fazer, levo cerca de 1h ao frigorífico.  Deve ser consumida no próprio dia, mas aguenta 24h no frigorífico.

Bom apetite!



quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Dicas para organizar gavetas

Olá a todos,

Hoje trago-vos aqui uma ideia de arrumação que implementei cá em casa e que tem resultado muito bem.


quinta-feira, 9 de julho de 2020

Francesinha escondida com hambúrguer





Olá, depois de alguns dias sem noticias deixo hoje aqui uma ideia de transformação de um prato bem típico do norte, a "Francesinha"! Desta feita em versão aligeirada, simples e de improviso e menos calórica uma vez que não leva pão. Um maravilha que satisfaz muito mas com um bocadinho menos de peso na consciência.
Ingredientes (para 2 francesinhas):
1 frasco de molho de francesinha de compra
4 hambúrgueres
6 fatias de fiambre
8 fatias de queijo
2 ovos
Batatas fritas para acompanhar

Comece por aquecer o molho lume brando até ao final da preparação do restante prato. Rectifique os temperos se necessário.
Temperar os hambúrgueres e grelhar a gosto. Em cada prato, colocar uma fatia de fiambre e uma de queijo. De seguida colocar um dos hambúrgueres grelhando em cima e colocar outra camada de fiambre e queijo. Colocar em torre o segundo hambúrguer e mais uma fatia de fiambre e duas de queijo para terminar. Finalizar com o ovo previamente estrelado em cima e regar com o molho bem quente.
Servir acompanho com batatas fritas!
Bom apetite!!!




sexta-feira, 5 de junho de 2020

Bolo de maçã com amor



Olá, hoje trago uma sugestão doce para o fim de semana, e que não é dos maiores pecados, pois está recheada de fruta!


sexta-feira, 22 de maio de 2020

Beringela e curgete recheadas





Olá, hoje trago mais uma ideia de receita, um clássico aqui em casa sempre que se acumulam algumas sobras de outras refeições e que de forma fácil podemos transformar num bonito e saboroso prato. A receita é simples, usem beringelas ou curgetes (ou ambas), ora vejam:

terça-feira, 12 de maio de 2020

Ideias de decoração




Hoje partilho aqui outro testemunho sobre uma compra online que correu bem, de uma empresa de artigos de casa (decoração e mobiliário), a Sklum (www.sklum.com/pt/), com produtos muito interessantes.

Os preços são também eles apelativos, claro que há artigos para todas as bolsas, e pelo que tenho visto, sempre com promoções aliciantes. O pagamento foi efectuado por transferência bancária, mas existem vários modos disponíveis. Tudo correu bem, e a entrega em tempo útil, tive o produto escolhido em casa em dois dias. Paguei portes, cerca de 3€, mas porque a compra não atingia os mínimos para que estes fossem gratuitos. Recomendo!

Estes talheres foram a minha escolha, digam lá que não são lindos!!!

Espero que esta informação seja útil, pelo menos para quem como eu também ainda não conhecia esta loja online.